1.
PLANEJAMENTO
1.1
Justificativa
Atualmente, a inclusão
social tem sido um tema bastante abordado nas instituições escolares. Existe a
necessidade de se trabalhar com os diversos tipos de deficiências.
A proposta para a aula é
realizar algumas atividades de forma que os alunos entendam o assunto de
maneira simples à sua própria linguagem. Os recursos utilizados na aplicação do
projeto serão dinâmicos, por exemplo, no inicio será feita uma roda com a turma
para que cada um se apresente com o nome e gesticulando, posteriormente será
passado um desenho animado, relacionado ao conteúdo.
Depois de uma breve
explicação, será pedido que os alunos desenhem um amigo que possui qualquer
tipo de deficiência e respondam a algumas perguntas a respeito. E, para
finalizar, se fará a utilização de música, uma pequena paródia sobre inclusão,
para tornar tudo mais divertido.
1.2 Objetivo Geral
Fazer com que estas criem
a percepção de que é preciso valorizar o próximo, independente de quem quer que
seja e as distinções que possui. Mostrar aos alunos a importância da inclusão e
trabalhar questões como o respeito às diferenças e as relações de amizade.
1.3
Objetivo
Específico
Conscientizar, dinamizando
o conteúdo com brincadeiras, exercícios de memorização, socializar dentro da
sala de aula, dando a eles a oportunidade de discernir o tema e capacitando-os
para que num possível contato com portadores de deficiência saibam lidar com a
situação, socializando o aluno com o meio.
1.4
Proposta
da Aula
1.4.1 Roda de Apresentação
Será pedido aos alunos que
formem um circulo. A partir disso, cada um deverá se apresentar com falando o
nome e gesticulando de forma criativa. O amigo seguinte deverá fazer o mesmo,
porém repetir tudo o que o anterior fez, inclusive o gesto. Isso é para tornar
a aula mais dinâmica, fazendo com que eles se socializem e exercitem a memória.
Posteriormente será explicado que a eles o objetivo da brincadeira, com
referência ao tema do projeto.
1.4.2 Desenho Animado
Título/Filme: Dumbo – Trabalhando as diferenças com
as crianças.
Duração: 09min52seg.
Fonte: Youtube
A proposta do filme de
animação é enfatizar a importância da inclusão social, com base no projeto intitulado
de “Meu amigo diferente é especial”.
A animação escolhida foi o
desenho do “Dumbo”, cuja história é a de um elefante com orelhas grandes,
diferente dos demais de sua espécie, que acaba sofrendo preconceito, mas no
decorrer do conto, mostra que tem capacidade de fazer outras coisas, tornando-o
especial.
O vídeo tem duração de
pouco menos de dez minutos, com a finalidade de que a turma entenda à sua
própria linguagem algumas situações que acontecem no cotidiano, como a
discriminação, tema esse que precisa ser trabalhado e combatido dentro das
salas de aula.
1.4.3 Pintura:
Após
o vídeo, será perguntado aos alunos o que entenderam e as lições que podem
tirar do filme. O debate é para que eles possam expressar o que aprenderam e
colocar em prática no dia-a-dia. Depois
disso, solicitar-se-á que desenhem um amigo com algum tipo de deficiência, e no
verso da folha, pedir que descrevam as características desse amigo, ressaltando
as suas diferenças e o porquê ele é especial.
1.4.4
Música:
A música é uma proposta de dinamização e socialização. Fazer com que
todos participem e compreendam através da letra a sua importância no meio e na
sociedade para que haja a inclusão, instigando à cidadania.
Música: Saber Acolher (Letra
original: Saber Viver – Titãs)
Um amigo diferente
Você pode conhecer
Sua maior dificuldade
Você tem que entender
Ele é especial
E precisa de você
É preciso saber acolher
Quando ver alguém por perto
Que precisa ajudar
Não desista, corra logo
Que precisa se cuidar
Ele é especial
E precisa de você
É preciso saber acolher
É preciso saber acolher
É preciso saber acolher
Saber acolher
2.
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE
O projeto foi aplicado na Escola
Municipal Presidente Castelo Branco, de Joinville, Santa Catarina. Com
participação da turma do 3º ano vespertino. Após uma dinâmica de apresentação,
um vídeo referente ao conteúdo e um debate sobre o tema, os alunos elaboraram
um desenho representando um amigo que contem alguma deficiência e descreveram
no verso da folha o porquê de ele ser especial.
Posteriormente, foram escolhidos três
desenhos, com base no entendimento destes alunos ao contexto da aula. Adiante,
seguem os que se destacaram e uma avaliação conforme a expressão utilizada por
cada um.
2.1
Deficiência Física
Desenho I Fonte: Própria |
O desenho acima representado foi feito
pela aluna Eduarda, bastante detalhista. No mesmo ela retrata uma amiga
cadeirante (conforme sua linguagem). Ao descrevê-la, Eduarda destacou que
apesar da deficiência, a criança é muito inteligente, brincalhona e divertida.
Nota-se que esta deu ênfase às
qualidades, o que demonstra sua capacidade de se relacionar positivamente
respeitando as diferenças.
O presente desenho foi
produzido pela aluna Rayssa. Nele ela destaca uma pessoa conhecida de sua
família, que contem deficiência visual. Nas descrições ressaltou que sua mãe
sempre ajuda a este amigo, principalmente quando este precisa ir ao
supermercado.
Observa-se o seu intuito de
solidariedade, sendo ensinada dentro de casa, pela pais. Quanto à sua
participação na atividade, pela expressão do desenho percebe-se o seu claro
entendimento sobre a importância de se auxiliar a quem necessita.
Este desenho representado acima,
elaborado pela aluna Amanda, expressa um amigo com Síndrome de Down. Em seu
relato sobre a criança, Amanda alega que o conheceu quando ele estava no 1° ano
do ensino fundamental. Hoje ele está no sexto ano, e ambos ainda são bons
amigos.
Pelo desenho, Amanda reconhece a
importância de se relacionar e que mesmo estando em classes diferentes, ainda
cultivam uma boa amizade. Isso mostra sua valorização ao amigo deficiente e a
consideração que tem com ele apesar de suas limitações.
3. AVALIAÇÃO GERAL
Numa avaliação geral, foi notável o
interesse da classe devido à unânime participação nas atividades. Na dinâmica,
quando tiveram de se apresentar, todos participaram, alguns se puseram tímidos,
mas ainda assim não desistiram. Àqueles que contiveram dificuldades, alguns
colegas ajudaram, praticando a socialização.
O vídeo passado sobre o “Elefante
Dumbo”, que contava a história de um animal com orelhas maiores do que o
normal, por isso era diferente. Após o filme, houve um debate sobre os temas
abordados, dentre eles a discriminação, o preconceito, respeito e superação.
Todos interagiram com bastante entusiasmo e expressaram algumas de suas
próprias experiências dentro da sociedade e no meio familiar.
Os desenhos produzidos retrataram a
realidade de cada um, alguns não conheciam ninguém com necessidades especiais,
embora tenham entendido o objetivo do exercício. Ainda assim não deixaram de
desenhar um amigo especial.
Para finalizar, a turma participou
desta vez de um momento musical, cantando uma paródia que fala sobre acolher e
ajudar pessoas com deficiência. Simplesmente um sucesso, pois todos cantaram e
acompanharam com palmas.
Enfim, a aula trouxe a toda turma um
claro entendimento do assunto, este que por vezes tão complexo, e ao mesmo
tempo simples. Percebeu-se que todos compreenderam corretamente a finalidade da
aula. No final foram feitas perguntas a eles para firmar o que já tinha sido
explicado e as respostas, todas positivas. Para a surpresa de toda a equipe, a
classe pediu que a aula se repetisse e afirmaram que colocarão em prática tudo
o que aprenderam.
4.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COSTA,
Cyntia. Inclusão: deficiência física. Educar para crescer. Grupo Abril.
Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/inclusao-cadeirante-755487.shtml>. Acesso em: 10 mai
2015.
DIAS,
Glaucia. A Educação e as Novas
Tecnologias. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XdY57PMsTsQ>. Acesso em: 17 mai 2015.
FERNANDES,
Valeria. Dumbo – Trabalhando as
diferenças com as crianças. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aLSSXrkm3Sk>. Acesso em: 10 mai 2015.
NOVA
ESCOLA. A escola que é de todas as crianças. Disponível em: <
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/escola-todas-criancas-424474.shtml>. Acesso em: 10 mai
2015.
SILVA
JR, Clodoaldo Monteiro e SILVA, Claudete Teresinha. As Tecnologias na Sala de Aula. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CJWOFbuwiPg>. Acesso em: 17 mai 2015.
SILVA,
Luzia Gomes Da. Portadores de
deficiência, igualdade e inclusão social. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10839&revista_caderno=9>. Acesso em: 21 mai 2015.
SILVA,
Márcio Batista e PEREIRA, Renato de Almeida. Software Educativo Livre – Seleção e Análise para Apoio ao Processo de
Ensino e Aprendizagem. Disponível em: <http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/monografias-sobre-tics-na-educacao/software-educativo-livre-selecao-e-analise-para-apoio-ao-processo-de-ensino-e-aprendizagem>. Acesso em: 16 mai 2015.
YOUTUBE.
Caminhos da Reportagem - Inclusão escolar, uma equação complexa.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=S7hu2sthM2I>. Acesso em: 11 mai
2015.
YOUTUBE.
COMO FAZER UM BLOG NO BLOGSPOT - COMO FAZER. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cFcjDucq7k8>. Acesso em: 12 mai
2015.
Muito bom , gostei da dinâmica elaborada no projeto.
ResponderExcluirParabéns.Sucesso.
Espetacular !!
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