sexta-feira, 22 de maio de 2015

PROJETO “MEU AMIGO DIFERENTE É ESPECIAL”


1.            PLANEJAMENTO

1.1 Justificativa

Atualmente, a inclusão social tem sido um tema bastante abordado nas instituições escolares. Existe a necessidade de se trabalhar com os diversos tipos de deficiências.
A proposta para a aula é realizar algumas atividades de forma que os alunos entendam o assunto de maneira simples à sua própria linguagem. Os recursos utilizados na aplicação do projeto serão dinâmicos, por exemplo, no inicio será feita uma roda com a turma para que cada um se apresente com o nome e gesticulando, posteriormente será passado um desenho animado, relacionado ao conteúdo.
Depois de uma breve explicação, será pedido que os alunos desenhem um amigo que possui qualquer tipo de deficiência e respondam a algumas perguntas a respeito. E, para finalizar, se fará a utilização de música, uma pequena paródia sobre inclusão, para tornar tudo mais divertido.

1.2      Objetivo Geral

Fazer com que estas criem a percepção de que é preciso valorizar o próximo, independente de quem quer que seja e as distinções que possui. Mostrar aos alunos a importância da inclusão e trabalhar questões como o respeito às diferenças e as relações de amizade.

1.3         Objetivo Específico

Conscientizar, dinamizando o conteúdo com brincadeiras, exercícios de memorização, socializar dentro da sala de aula, dando a eles a oportunidade de discernir o tema e capacitando-os para que num possível contato com portadores de deficiência saibam lidar com a situação, socializando o aluno com o meio.

1.4         Proposta da Aula

1.4.1    Roda de Apresentação

Será pedido aos alunos que formem um circulo. A partir disso, cada um deverá se apresentar com falando o nome e gesticulando de forma criativa. O amigo seguinte deverá fazer o mesmo, porém repetir tudo o que o anterior fez, inclusive o gesto. Isso é para tornar a aula mais dinâmica, fazendo com que eles se socializem e exercitem a memória. Posteriormente será explicado que a eles o objetivo da brincadeira, com referência ao tema do projeto.

1.4.2    Desenho Animado

Título/Filme: Dumbo – Trabalhando as diferenças com as crianças.

Duração: 09min52seg.

Fonte: Youtube


A proposta do filme de animação é enfatizar a importância da inclusão social, com base no projeto intitulado de “Meu amigo diferente é especial”.
A animação escolhida foi o desenho do “Dumbo”, cuja história é a de um elefante com orelhas grandes, diferente dos demais de sua espécie, que acaba sofrendo preconceito, mas no decorrer do conto, mostra que tem capacidade de fazer outras coisas, tornando-o especial.
O vídeo tem duração de pouco menos de dez minutos, com a finalidade de que a turma entenda à sua própria linguagem algumas situações que acontecem no cotidiano, como a discriminação, tema esse que precisa ser trabalhado e combatido dentro das salas de aula.

1.4.3    Pintura:

Após o vídeo, será perguntado aos alunos o que entenderam e as lições que podem tirar do filme. O debate é para que eles possam expressar o que aprenderam e colocar em prática no dia-a-dia.  Depois disso, solicitar-se-á que desenhem um amigo com algum tipo de deficiência, e no verso da folha, pedir que descrevam as características desse amigo, ressaltando as suas diferenças e o porquê ele é especial.

1.4.4    Música:

A música é uma proposta de dinamização e socialização. Fazer com que todos participem e compreendam através da letra a sua importância no meio e na sociedade para que haja a inclusão, instigando à cidadania.

Música: Saber Acolher (Letra original: Saber Viver – Titãs)

Um amigo diferente
Você pode conhecer
Sua maior dificuldade
Você tem que entender
Ele é especial
E precisa de você
É preciso saber acolher
Quando ver alguém por perto
Que precisa ajudar
Não desista, corra logo
Que precisa se cuidar
Ele é especial
E precisa de você
É preciso saber acolher

É preciso saber acolher
É preciso saber acolher
Saber acolher

2.            AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE

O projeto foi aplicado na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, de Joinville, Santa Catarina. Com participação da turma do 3º ano vespertino. Após uma dinâmica de apresentação, um vídeo referente ao conteúdo e um debate sobre o tema, os alunos elaboraram um desenho representando um amigo que contem alguma deficiência e descreveram no verso da folha o porquê de ele ser especial.
Posteriormente, foram escolhidos três desenhos, com base no entendimento destes alunos ao contexto da aula. Adiante, seguem os que se destacaram e uma avaliação conforme a expressão utilizada por cada um.


2.1     Deficiência Física


Desenho I
Fonte: Própria

O desenho acima representado foi feito pela aluna Eduarda, bastante detalhista. No mesmo ela retrata uma amiga cadeirante (conforme sua linguagem). Ao descrevê-la, Eduarda destacou que apesar da deficiência, a criança é muito inteligente, brincalhona e divertida.
Nota-se que esta deu ênfase às qualidades, o que demonstra sua capacidade de se relacionar positivamente respeitando as diferenças.

2.2         Deficiência Visual

Desenho II
Fonte: Própria

O presente desenho foi produzido pela aluna Rayssa. Nele ela destaca uma pessoa conhecida de sua família, que contem deficiência visual. Nas descrições ressaltou que sua mãe sempre ajuda a este amigo, principalmente quando este precisa ir ao supermercado.
Observa-se o seu intuito de solidariedade, sendo ensinada dentro de casa, pela pais. Quanto à sua participação na atividade, pela expressão do desenho percebe-se o seu claro entendimento sobre a importância de se auxiliar a quem necessita.

2.3         Síndrome de Down

Desenho III
Fonte: Própria

Este desenho representado acima, elaborado pela aluna Amanda, expressa um amigo com Síndrome de Down. Em seu relato sobre a criança, Amanda alega que o conheceu quando ele estava no 1° ano do ensino fundamental. Hoje ele está no sexto ano, e ambos ainda são bons amigos.
Pelo desenho, Amanda reconhece a importância de se relacionar e que mesmo estando em classes diferentes, ainda cultivam uma boa amizade. Isso mostra sua valorização ao amigo deficiente e a consideração que tem com ele apesar de suas limitações.


3.           AVALIAÇÃO GERAL


Numa avaliação geral, foi notável o interesse da classe devido à unânime participação nas atividades. Na dinâmica, quando tiveram de se apresentar, todos participaram, alguns se puseram tímidos, mas ainda assim não desistiram. Àqueles que contiveram dificuldades, alguns colegas ajudaram, praticando a socialização.
O vídeo passado sobre o “Elefante Dumbo”, que contava a história de um animal com orelhas maiores do que o normal, por isso era diferente. Após o filme, houve um debate sobre os temas abordados, dentre eles a discriminação, o preconceito, respeito e superação. Todos interagiram com bastante entusiasmo e expressaram algumas de suas próprias experiências dentro da sociedade e no meio familiar.
Os desenhos produzidos retrataram a realidade de cada um, alguns não conheciam ninguém com necessidades especiais, embora tenham entendido o objetivo do exercício. Ainda assim não deixaram de desenhar um amigo especial.
Para finalizar, a turma participou desta vez de um momento musical, cantando uma paródia que fala sobre acolher e ajudar pessoas com deficiência. Simplesmente um sucesso, pois todos cantaram e acompanharam com palmas.
Enfim, a aula trouxe a toda turma um claro entendimento do assunto, este que por vezes tão complexo, e ao mesmo tempo simples. Percebeu-se que todos compreenderam corretamente a finalidade da aula. No final foram feitas perguntas a eles para firmar o que já tinha sido explicado e as respostas, todas positivas. Para a surpresa de toda a equipe, a classe pediu que a aula se repetisse e afirmaram que colocarão em prática tudo o que aprenderam.

4.             REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COSTA, Cyntia. Inclusão: deficiência física. Educar para crescer. Grupo Abril. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/inclusao-cadeirante-755487.shtml>. Acesso em: 10 mai 2015.

DIAS, Glaucia. A Educação e as Novas Tecnologias. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XdY57PMsTsQ>. Acesso em: 17 mai 2015.

FERNANDES, Valeria. Dumbo – Trabalhando as diferenças com as crianças. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aLSSXrkm3Sk>. Acesso em: 10 mai 2015.

NOVA ESCOLA. A escola que é de todas as crianças. Disponível em: <
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/escola-todas-criancas-424474.shtml>. Acesso em: 10 mai 2015.

SILVA JR, Clodoaldo Monteiro e SILVA, Claudete Teresinha. As Tecnologias na Sala de Aula. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CJWOFbuwiPg>. Acesso em: 17 mai 2015.

SILVA, Luzia Gomes Da. Portadores de deficiência, igualdade e inclusão social. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10839&revista_caderno=9>. Acesso em: 21 mai 2015.

SILVA, Márcio Batista e PEREIRA, Renato de Almeida. Software Educativo Livre – Seleção e Análise para Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem. Disponível em: <http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/monografias-sobre-tics-na-educacao/software-educativo-livre-selecao-e-analise-para-apoio-ao-processo-de-ensino-e-aprendizagem>. Acesso em: 16 mai 2015.

YOUTUBE. Caminhos da Reportagem - Inclusão escolar, uma equação complexa. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=S7hu2sthM2I>. Acesso em: 11 mai 2015.

YOUTUBE. COMO FAZER UM BLOG NO BLOGSPOT - COMO FAZER. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cFcjDucq7k8>. Acesso em: 12 mai 2015.
















2 comentários: